quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Já ouviram falar em Gantz?

Boa noite pessoal,

Já ouviram falar em Gantz? E no filme? Não? Sim?

Todos nós sabemos como funcionam os filmes americanos, efeitos especiais, clichês, adaptações, etc. Mas e os filmes japoneses? O que eles tem de especial?

Bom, primeiramente, só o fato de não ter sido produzido com o aval de Hollywood já é uma grande coisa e qualquer coisa diferente dos remakes e da exploração dos personagens de quadrinhos em filmes é bem-vinda. Não estou dizendo que os filmes de super-heróis são ruins, alguns são bons, mas cansam um pouco. 
Segundo, quando os japoneses querem algo, ao lado de um razoável orçamento (é claro), eles conseguem fazer um filme espetacular.

Quem já leu/assistiu e gostou de Death Note, sabe muito bem que não é uma típica história shonen (Lutas!!!! MORRA SEIYA), é um história que gira em torno de uma ideia e suas consequências, sem dúvida alguma, se tornou um sucesso, rendendo até filmes e light novels. 

Mas já pensou se pudessem juntar as lutas (quebra pau!) de uma típica história shonen e mais uma ideia bem trabalhada? 

Essa foi a fórmula do filme de Gantz, o primeiro ficou parecido com a história original do mangá, apesar de não o seguir 100%, o que, de fato, é algo bom, quem iria assistir um filme já sabendo do final? E foi exatamente o final que me impressionou, mais especificamente as opções que são dadas ao personagem no momento em que se chega ao 100 pontos (spoiler!).

Quando acabei de assistir o primeiro filme, já fui logo assistir o segundo, Gantz - Perfect Answer (Resposta perfeita - em tradução livre). Se o primeiro filme foi bom em se tratando de efeitos especiais, o segundo simplesmente foi perfeito, a cena do metrô foi uma das melhores que já vi. Além de melhores efeitos especiais, a história do segundo é mais elaborada e, a princípio, é mais complicada de entender (principalmente, se a legenda não colabora muito), então fiquem atentos a cada fala.

Falando um pouco sobre os personagens, de um modo geral, todos interpretaram os seus personagens muito bem, até mesmo o personagem mais mala e ingênuo (que todos gostam, não sei o que é isso), Masaru Katou, teve uma boa interpretação. A obra como um todo, filme, animê e mangá só não é melhor porque todos veem o Katou como um ideal, como alguém a se alcançar. E não acho que isso seja um atrativo para o filme.  

Bom, para finalizar, o final responde as perguntas deixadas no primeiro filme e no segundo. Recomendo que assistam, principalmente, porque é um filme fora do mainstream americano. Divirtam-se e sejam feliz.

Até mais e Feliz fim de mundo.

2 comentários:

  1. Olá, eu vi o primeiro Gantz na Cinemax, e depois de muito procurar na internet, descobri q o segundo, Perfect answer, só vai sair na Cinemax em fevereiro... será q vc teria um link com o filme, do tipo "youtube" mas de preferência com legenda em português? Obrigada!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, desculpa a demora em responder.

      Bom, eu baixei ambos os filmes pelo site de compartilhamento piratebay (torrent) quanto as legendas, o primeiro foi realmente muito fácil de achar (www.legendas.tv - no momento está fora do ar), o segundo foi mais difícil e achei no opensubtitles.org. Espero ter ajudado.

      Ah, e infelizmente não tenho um link do tipo que pediu...

      Excluir