sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Review! Solanin

Boa noite pessoal,

hoje é sexta-feira e nada melhor do que falar de Solanin, mangá pouco conhecido, mas que chamou atenção na época de seu lançamento por motivos que irei discutir ao longo do texto. A obra possui dois volumes, é assinada e desenhada por Inio Asano e foi publicada pela editora L&PM sobre o selo L&PM Pocket Mangá.

Quando soube da notícia de que uma editora além das tradicionais iria trazer um mangá, me fez refletir em como o nosso mercado de mangás cresceu, é sabido que desde 2010 nossas bancas estão infestadas de mangás, ocupando tanto espaço quanto os quadrinhos americanos, isso mostra que a cultura japonesa pode ter desaparecido da tevê, mas continua nas bancas e cada vez mais forte. Algo que a princípio me incomodou em relação a Solanin foi o preço (cerca de R$ 15,00), bem acima do praticado pela JBC ou Panini, mas logo esse sentimento desapareceu, a qualidade do material é muito superior a das editoras especializadas em mangá, folhas branquinhas e qualidade na impressão são apenas algumas características da edição.

Um mangá sendo lançado por uma editora com pouca (ou nenhuma) experiência no mundo dos mangás tem que ter além da qualidade uma história interessante e a L&PM acertou em cheio. Solanin conta a história de um casal de namorados que põe um fim na vida de assalariados e concentram-se em realizar seus sonhos de música e liberdade, fazerem o que gostam. Diferente da maioria das histórias, Solanin não possui um final feliz, mas sim um otimista. É interessante deixar claro que a obra procura ser o mais verossímil possível, então o final ideal e perfeito, o casal conseguir realizar seu sonho, está fora de cogitação e é isso que torna a história tão interessante, os imprevistos, os fatos, a realidade, a pressão, tudo isso o autor consegue inserir na obra.


Para finalizar, Solanin é um mangá  recomendado para todas as idades, merece ser comprado, para quem gosta de histórias em um estilo mais adulto, mais sério, não irá se arrepender. E para os que nunca tiveram contato com uma obra Seinen, Solanin é uma boa pedida.

Por Dan

Nenhum comentário:

Postar um comentário