sábado, 11 de agosto de 2012

Redes sociais geeks?

Olá pessoal,

minha decisão de postar algo a cada semana parece que vem dando certo, vamos ver se consigo manter esse ritmo já que os dias de branco (*) já começaram. Vamos ao que interessa:

Você, querido leitor, já deve ter ouvido falar dos Nerds, pessoas inteligentes, reclusas e fissuradas por um hobby, sem mencionar que não possuem vida social. Tirando o fato que essa definição faz parte do século passado e hoje qualquer pessoa que se interesse por filmes, tecnologia, quadrinhos, seriados, games, livros... É um verdadeiro Nerd ou Geek. Sim, Geek é a mais nova expressão, mais geral que a palavra Nerd, e é usada para relacionar essas pessoas. Me atrevo a dizer que devido ao peso negativo da palavra Nerd ainda nos dias de hoje, a expressão Geek venha a substituir em breve. Há atualmente um movimento crescente dos Geeks, seja pela abrangência que a palavra proporciona, seja pelo fato de que ser um é legal, além disso acabamos colecionando os hobbies que tanto gostamos.

E como tudo que é bom tem que ter um espaço na internet, os geeks fazem blogs, videoquests online, tumblr, sítios (sites) de informações, eles gostam de aparecer, e não é de se espantar que tenhamos redes sociais voltadas para os geeks e os não-geeks (geeks não assumidos) como:

http://www.skoob.com.br/
http://filmow.com/
http://www.guiadosquadrinhos.com/

O skoob é uma rede social voltada para os amantes da leitura com opções do tipo "histórico de leitura", "metas de leitura", "resenhas", "notas", "comentários" e "grupo de discussão" e isso tudo junto com um sistema catalogação e o fato de preenchemos um perfil e adicionarmos amigos. Não se limita apenas a livros, pode-se adicionar em seu catálogo revistas e quadrinhos/mangás também.

O Filmow é uma rede social no estilo do Skoob, porém voltada para as produções cinematográficas, seriados e filmes. Conta com um perfil, sistema de amigos e, claro, com um sistema de catálogo, este mais simples que o Skoob e permite comentários e notas sobre os filmes e/ou seriados adicionados.

O Guia de Quadrinhos não é bem uma rede social já que a parte social passa longe (o único contato com um usuário é ao vender ou comprar um quadrinho). O guia de quadrinhos está mais para um catálogo muito completo e fácil de usar, uma boa alternativa para o do Skoob que é relativamente demorado para se completar.

São 2,5 redes sociais para o público Geek além das famosas Twitter, Facebook, Orkut (tá, nem tão famosa), particulamente, acredito que existam outras, mas essas foram a que mais me chamaram atenção.

Para finalizar, fazendo relação com o post anterior Colecionar é saudável?, se você possui um hobby ou coleciona algo, seja bem-vindo, você é um Geek.

Por Dan.

*Dias em que voltamos para a nossa rotina, seja trabalhando ou estudando, geralmente são os dias úteis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário